Páginas

domingo, novembro 25, 2007

"Tou-ta bére"

Somos um país de curiosos, cuscos bá lá... Não há algo que não aconteça que não tenha um Tuga a espiolhar minutos, por vezes segundos, depois.
Estava muito bem recostado no bar de alter... er... na Associação de Jovens Cristãos, a ver as belas notícias do dia de hoje no canal Playb... RTP, quando vejo uma bela reportagem sobre a explosão de gás que houve no bloco de apartamentos em Setúbal. Logo em seguida, um belo apontamento jornalístico sobre os olheiros que se acercaram do local neste belo domingo.
Às perguntas sobre o porquê de estarem ali neste dia as respostas eram sempre as mesmas:
"- Atão porque não dava para ver bem na televisão!"
"- Por curiosidade. Gosto de ver."
É assim... desgraças alheias, acontecimentos fora do normal, televisão, está lá o Tuga.
Prédio vai com o caralho: Tuga;
Acidente entre um skate e uma trotinete: Tuga;
Apareceu uma mancha que julgam ser a imagem de Jesus no ripado de uma vaca: Tuga;
Funeral, mesmo que não se conheça a pessoa: Tuga;
Estão a dar canetas: Tuga (mesmo que não saibam escrever... é de borla);
Numa loja em que a empregada pergunta se necessitamos de ajuda, "Não obrigado, estou só a bére": Tuga;
Todos comem a mulher do Zé: Tuga;
É que nem classe para sermos voyeurs temos. Aglomeram-se simplesmente a ver e não ajudam, muito pelo contrário... atrapalham. Sem falar que há toda uma indústria à volta deste costume tão típico portuguesito. Colocam-se logo roulottes de bifanas, pipocas, castanhas, minis e sandes de coirato.
Há o caso mesmo da mulher do Zé, que todos comem, em que um dos comerciantes na zona aproveitou para levar uma geladeira com umas cervejolas para vender na sala de espera aos Senhores Cavaleiros. O negócio correu tão bem que duas semanas mais tarde abriu um Comes & Bebes em casa do Zé, com tv's panorâmicas, zona de não fumadores e meninas que trabalhavam na indústria do Inox.
Também eu tenho uma ideia de negócio visando as grandes aglomerações de "Pessoas Olhadeiras". E que tal uma banca de venda de preservativos pretos à saída de um funeral? Para poderem dar os pêsames à viúva!
Esta característica tão nossa só rivaliza com o escarro no chão, o coçar os tomates e o mijar na rua.

Beijinhos nas pálpebras,

Copinho de Leite

PS- Para quem simpatize com o Zé e queira inteirar-se do estado mesmo, digamos apenas que ele ainda não sabe que o é...

5 comentários:

Anónimo disse...

Tu(n)gas!

Celeste disse...

Cá no CREDO onde eu moro há uma "bombeira" e um "jornalista": estão em tudo quanto é acontecimento (porrada, incêndio, discussão, acidente, enfim, qualquer drama serve)! Quando não são os primeiros a chegar, já lá estavam antes do episódio, à coca!

Falando a sério, é consequência da falta de educação e, consequentemente, de perspectivas de vida.

Outra vez a sério, parabéns pelo sentido de humor e pela criatividade. Muito bom! Podia ser melhor se utilizasses menos a figura feminina enquanto objecto:)

Anónimo disse...

Hoje lembrei-me de ti...

Estava a ver o telejornal quando deu uma notícia de um homem barricado num prédio em Telheiras. A notícia era de "última hora", mas a rua já estava cheia de Tugas curiosos prontos a dar a sua opinião.

Mais tarde, vejo mais uma situação tipicamente Tuga que tu também relataste, um senhor a "regar a parede" mesmo em plena via pública. Todo descascado...Via-se tudo.
Como costumam dizer que visualizar situações como essas é sinal de dinheiro, pode ser que logo à noite seja contemplada com um belíssimo prémio do Euromilhões.

Pode não ter sido pelos melhores motivos, mas definitivamente hoje estiveste no meu pensamento ;)

Muitos beijinhos...

lady.bug disse...

tuga é mirone!
e ponto final
ou de exclamação

whatever

Anónimo disse...

Para já não falar daqueles palhaços que, aquando algumas reportagens, aparecem logo atras do/a jornalista com o telélé no ouvido a avisar a familia e o pessoal do bairro...completando o belo quadro com sorrisos, acenos, adeus...Enfim!
Tipicamente tuga...deprimente.digo eu!