Páginas

quinta-feira, novembro 30, 2006

Fui à Bola

Não, não me refiro a um jogo do Grande Sporting, do Porto, do benfica ou do U.Leiria - isso é futebol. Sim, isso mesmo: fui ao âmago da pureza nada superficial do 11 contra 11. Fui ver um jogo das distritais. Isso sim é ir à bola! Mas vamo-nos situar...

Domingo, dia 26 de Novembro de 2006. Está um belo dia para jogar à bola. A temperatura é de 10º, ameaça chover. O terreno de jogo tem umas poças de lama e ao meu lado já se comem tremoços e pevides. Não há bancadas pelo que a única coisa que nos separa do rectângulo mágico é um tubo facilmente ultrapassável. As equipas GDCarreirense x Moita do Boi - dizem que é a Alegria da Vaca (não imagino porquê).

Chego com o jogo já a decorrer e depressa encontro um lugar junto a uns conhecidos. É impressionante como uma bola altera as pessoas. No início estamos calmos até a equipa da casa colocar uma lá dentro. É a explosão de alegria: 50 homens berram, 2 arrotam, 1 peida-se e uma mulher canta. Passdos 5 minutos a equipa adversária mete outra. Apenas meia dúzia de gatos pingados se manifestam. Estão do outro lado do campo e ainda bem. Está tudo muito calmo e assim continua até aos 5 minutos da 2ª parte (convém informar que no intervalo vai-se "mamar" umas minis e rir alto). A partir desse fatídico momento em que a equipa da casa se vê a perder 3-2, é um não mais parar de pressão sobre os adversários e equipa de arbitragem por parte da massa associativa. Nomes como "FDP, cabrão, ranhoso, carneiro, FDP, cigano, corno, FDP" são carinhosamente chamados por entre um bafo a Sagres. A diferença para o Futebol, é que neste último, a equipa de arbitragem não sabe quem os trata com tanta irreverência pois são aos milhares. Ali, na terra, o fiscal de linha (recuso-me a chamar-lhes de árbitros assistentes) responde, ri-se, explica o porquê de assinalar o fora-de-jogo, rouba para a nossa equipa e no fim até bebe uma mini com as gentes. Outra situação interessante é um jogador da equipa caseira ter sido expulso por amigavelmente endireitar o queixo de um adversário com a cabeça, no fim ir pagar-lhe uma "bjeca" e todos ficam contentes.

Isto sim é puro e duro. Isto sim é Bola no seu sentido mais lato. Isso é que dá gozo de ver e vibrar e não 22 profissionais de futebol que recebem exurbitâncias e no fim do jogo quando lhes perguntam como se sentem após mais uma derrota, respondem logo e ansiosos para irem para a night: "Perdemos, mas temos de levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo".

O post de hoje não tem uma piada tremenda, mas apenas quis partilhar este episódio convosco.

Beijinhos nas pálpebras,

Copinho de Leite

PS- O vencedor do Grande Palhaço fui eu! Eu sei porquê...

2 comentários:

Anónimo disse...

É só para dizer que fico triste por teres escrito a palavra benfica com letra pequena e a do Porto, Sporting e U.Leiria com letras grandes. Sò mostra o pouco carinho que tens para com o BENFICA. Beijokas SPinheiro

Anónimo disse...

Isto não há nada como confiar na opinião das amigas. Depois de tamanho gabanço não podia deixar de passar por aqui e maravilhar-me com o teu blog. Soberbo... tal como o teu profile (via hi5). O algodão não engana... e sinto-me tentada a afirmar (ainda que não te conhecendo!): "És uma joia de menino! Uma verdadeira joinha!"

Como diria a outra: "Um grande bem haja" e continua a gastar a cabecinha a escrever estas coisas bonitas para eu poder arreganhar a tacha a rir-me de satisfação :)

Duas palavras: Mara Bilhoso!